Logo LacLaw Logo LacLaw
logo
  • Sobre nós
  • O que fazemos
  • Serviços
  • Equipe
  • Artigos
  • Imprensa
Contato
(011)  3035 . 3000

Artigos

O risco da inércia

Os desafios para a boa gestão tributária 

Geraldo Bonnevialle Braga Araújo.

Todo bom Gestor Tributário, entre inúmeras atribuições, deve ser o protagonista em garantir que a carga tributária incidente sobre as operações da empresa se restrinja aos precisos limites da legislação.

A carga tributária de muitos negócios no Brasil ultrapassa 40%. Este indicador certamente pode ser melhorado.

Não basta apurar corretamente os tributos, cumprir as obrigações acessórias, atender a fiscalização, prestar informações às auditorias internas e externas e manter as certidões negativas de débitos e os sistemas atualizados.

As rotinas operacionais são essenciais e importantes, mas é preciso também cuidar dos aspectos estratégicos da empresa: obter regimes especiais, conduzir uma reestruturação societária, ter um planejamento tributário, gerir o contencioso administrativo e judicial, são alguns dos exemplos.

O Gestor Tributário também é responsável por trazer resultados reais, mediante a identificação de possíveis oportunidades não usufruídas, a retificação de informações junto ao Fisco e, em consequência, a reintegração de dinheiro ao caixa da empresa.

É preciso proteger o patrimônio das companhias contra os excessos do fisco na arrecadação e, assim, recolher apenas o que é devido.

Com tantas rotinas, prazos, indicadores, fluxos e processos a serem atendidos, por mais estruturados e competentes que sejam os times do Gestor, um dos seus maiores desafios é o de se manter atualizado em relação às oportunidades tributárias para a sua empresa.

Ter em mente precedentes sólidos favoráveis ao contribuinte – como a inconstitucionalidade da incidência do IRPJ e da CSLL sobre os valores atinentes à taxa Selic recebidos em razão de repetição de indébito tributário (RE 1.063.187/SC – Tema 962, julgado em 27/9/2021) e a inconstitucionalidade da incidência da contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário maternidade”. (RE 576.967 – Tema 72, julgado em 5/8/2020) – é fundamental.

A rigor, a carga tributária em empresas de um mesmo setor deveria ser a mesma. Contudo não é o que acontece na prática pois, se o concorrente já estiver se aproveitando das oportunidades acima e a sua empresa ainda não, a carga tributária efetivamente paga pelo concorrente será menor, representando um nítido diferencial competitivo.

Verdade seja dita, não é tarefa fácil manter-se atualizado. Mas também não é impossível.

Ora, se o sucesso de hoje é resultado do que foi feito no passado, o que garantirá o sucesso no futuro? É preciso repensar. Como Gestor Tributário, o que estou fazendo e deveria deixar de fazer? O que não estou fazendo e deveria começar a fazer?

Perguntas simples, mas não simplórias. Principalmente se quem as faz trabalha no complexo ambiente tributário brasileiro.

Diante das oportunidades, a gestão tributária eficaz é um diferencial competitivo no mercado, sendo o Gestor Tributário o seu protagonista. O risco da inércia definitivamente não é uma opção.

Geraldo Bonnevialle Braga Araújo é consultor tributário na LacLaw

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique sabendo das nossas novidades mensalmente

Logo Laclaw

Somos uma consultoria tributária com mais de 20 anos de sólida atuação, que realiza projetos de aperfeiçoamento de procedimento fiscais.

Al. Grajaú, 129
Conj. 410 - Alphaville Industrial Barueri – SP – Brasil.
CEP: 06454-050
Veja o mapa
+55 (11) 3035 - 3000
laclaw@laclaw.com.br
Materiais Educativos
Trabalhe conosco

© 2020 - LACLAW - Todos direitos reservados.

Logo Unisales
  • Home
  • Sobre nós
  • O que fazemos
  • Serviços
  • Equipe
  • Artigos
  • Imprensa
  • Contato